segunda-feira, 17 de maio de 2010

Bobby McFerrin - The Voice


















Não sei como, não sei porque, em minhas procuras pela discografia do Massive Attack, acabei descobrindo esse jovem senhor de idade chamado Bobby McFerrin. Após uma pequena googleada, o que descobri me deixou extremamente encantado. Tio Bobby é americano de espírito, apesar de ter nascido no Reino Unido, filho de pais músicos. Começou no piano, mas viu que sua praia era outra. Era usar o que Deus tinha colocado na sua garganta.


O louco McFerrin possui uma extensão vocal de apenas 8 oitavas. Portanto, seu maior talento é sua voz, coisa que ele usa como ninguém. Não tenho conhecimento se ele é o fundador, mas com certeza é um dos grandes impulsionadores do beat box. E tudo realmente começou com esse disco aqui, o The Voice.


O The Voice é todo gravado a capella, e isso em 1984. Infelizmente, minha ignorância musical só havia colocado outro disco assim na minha vida (o também magistral Medulla, da Bjork). Então, imagino como deve ter sido foda quando, no meio dos anos oitenta, o Bobby McFerrin chega com um disco gravado apenas com sua voz. E ainda mais em um meio onde os instrumentos ditaram regra, que é o jazz.

Não serei insano o suficiente pra fazer um comentário música por música desse disco. Ao invés disso, simplesmente aconselho que vocês ouçam ele sem preconceito. Deixo vocês com a música mais conhecida deles, pra dar uma aquecida nos ouvidos enferrujados de vocês.





Artista: Bobby McFerrin
Álbum: The Voice
Ano: 1984
Nacionalidade: EUA
Gravadora: Elektra
Tracklist:

01 - Blackbird
02 - The Jump
03 - El Brujo
04 - I Feel Good
05 - I'm My Own Walkman
06 - Music Box
07 - Big Top/We're in the Money
08 - I'm Alone
09 - T.J.
10 - A-Train