terça-feira, 23 de março de 2010

Bob Dylan - Highway 61 Revisited


Robert Allen Zimmerman. É esse moço da foto aí de cima. Também conhecido como Bob Dylan, é o responsável por influenciar 50 milhões de artistas do século passado (passado?), desde o nome da banda Rolling Stones até ter a primeira faixa desse disco aqui (que por sinal é a mesma que deu nome à banda do Mick Jagger) a escolhida como a melhor música de todos os tempos pela revista... Rolling Stones (ok, começo a duvidar da imparcialidade dessa escolha...)! Esse também é o disco de nº 0058 na lista dos 1001 discos para se ouvir antes de dormir.

Considerando que não faz sentido nenhum falar do artista, falemos um pouco mais do álbum. Foi o primeiro disco do homem a ser gravado inteiramente com uma banda de rock. A perfeita "Ballad of a Thin Man" é escola de como um bom blues deve ser feito. Na verdade, difícil escolher uma música que não seja clássica neste disco. Uma coisa que é interessante no álbum é o fato de ser uma típica trilha sonora para rodovias (highway) em uma longa viagem, na década de 60. Consigo me imaginar com aqueles óculos, um conversível, o vento no rosto e o Dylan tocando sua gaita. Perfeito!

Uma ótima definição pra esse disco eu encontrei aqui, no blog do Fabrício Pontin:

"Segue a maluquice bíblica de Highway 61 revisited, que deve ter influenciado desde Neil Young até The Mars Volta, passando por White Stripes, PJ Harvey e Television. A última música, com seus 12 minutos, é Desolation Row, e tem dylanófilos discutindo o que significa a letra até hoje – ainda que provavelmente não signifique merda nenhuma .
O album é indispensável para quem gosta de rock, e é mais importante que, bem, qualquer coisa que os Beatles tenham feito – embora, é claro, tenha vendido muito menos. Highway 61, junto com o Blonde on Blonde, é o ponto alto do rock na década de 60, e dá o tom para o que vem depois dele."

Claro que depois posto o Blonde on Blonde pra vocês. Enquanto, aproveitem o Highway 61.




Artista: Bob Dylan
Álbum: Highway 61 Revisited
Ano: 1965
Nacionalidade: EUA
Gravadora: Columbia Records
Tracklist:

01 - Like a Rolling Stone
02 - Tombstone Blues
03 - It Takes a Lot to Laugh, It Takes a Train to Cry
04 - From a Buick 6
05 - Ballad of a Thin Man
06 - Queen Jane Approximately
07 - Highway 61 Revisited
08 - Just Like Tom Thumb's Blues
09 - Desolation Row

Download

sexta-feira, 19 de março de 2010

iLiKETRAiNS - Elegies To Lessons Learnt


Assim que baixei esse disco, logo nos primeiros acordes e nas primeiras palavras quase sussuradas do Dave Marti, falando que jogamos um jogo de paciência, sabia que este seria um disco para toda a vida. Aquele arrepio ao ouvir a sentença de que estamos todos condenados a cair (We All Fall Down), a simples constatação fática de que não há saída, o fim se aproxima e nós somos os culpados (Twenty-Five Sins) ou o sentimento de total falta de culpa que nos trás a magistral canção que fala do assassinato do primeiro-ministro britânico Spencer Perceval, são exemplos que não há mais o que fazer.

Ainda que não saia do lugar comum das bandas deprês, o iLiKETRAiNS consegue elevar ao máximo aquilo que fazem estas bandas tão charmosas: o desespero e a tristeza. Não algo pessoal, indivíduo fechado e impotente em seu mundo, como o Radiohead, mas a infinita constatação do desespero em tudo, em todos. Ainda que sutil, tudo ganha um tom cinza. Tudo é terrívelmente arrastado para um furação, ainda que começe como uma simples brisa.

Deixando uma ressalta para o belíssimo vídeo da música Spencer Perceval:



Artista: iLiKETRAiNS
Álbum: Elegies To Lessons Learnt
Ano: 2007
Nacionalidade: Inglaterra
Gravadora: Beggars Banquet
Tracklist:

01 - We All Fall Down
02 - Twenty-Five Sins
03 - The Deception
04 - The Voice of Reason
05 - Death of an Idealist
06 - Remnants of an Army
07 - We Go Hunting
08 - Come Over
09 - Spencer Perceval
10 - Epiphany
11 - Death is the End

Download

quinta-feira, 18 de março de 2010

Andrew Bird - Noble Beast


Estreando o blog, nada mais interessante que o multi-instrumentista Andrew Bird, no seu último trabalho, Noble Beast. Interessantíssima a história dele, foi com este moço que eu conheci o método Suzuki.

Artista: Andrew Bird
Álbum: Noble Beast
Ano: 2009
Nacionalidade: EUA
Gravadora: Fat Possum
Produção: Andrew Bird
Tracklist:

01 - Oh No
02 - Masterswarm
03 - Fitz and the Dizzy Spells
04 - Effigy
05 - Tenuousness
06 - Nomenclature
07 - Ouo
08 - Not a Robot, But a Ghost
09 - Unfolding Fans
10 - Anonanimal
11 - Natural Disaster
12 - The Privateers
13 - Souveriam
14 - On Ho!

Download